Diálogos

#QUEMFAZ: Jane Barreto

#QUEMFAZ:  Jane BarretoJane

Pedagoga, psicopedagoga, arte-educadora e arteterapeuta. Mestre em reabilitação e inclusão social. Idealizadora do projeto Criativa Idade, que ela coordena desde 2016.

Iniciei minha trajetória de trabalho com o público 60+ nas oficinas do programa de mestrado, há oito anos. Encontrei-me no universo sênior através dos caminhos da arteterapia, que confirmou ser eficiente como ferramenta na qualidade de vida e inclusão social para reabilitação do idoso nas questões de saúde.

O piloto do Criativa Idade nasceu em 2016, nos espaços da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com o apoio da diretoria acadêmica e do Centro de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS), já estamos na sétima turma, cada uma com 35 pessoas, que participam gratuitamente.

Hoje, através de projetos como o Criativa Idade, potencializamos as competências e as habilidades de pessoas. Construímos uma teia de relacionamentos a partir do reconhecimento de talentosos participantes 60+, em conjunto com jovens estudantes nos cursos regulares. Após o acolhimento nas dependências da escola, dá-se a convivência com as diferenças. As pessoas logo se sentem pertencentes e passam a se conectar, desenvolvendo ideias inovadoras, o que permite reinvenção e descoberta de propósitos de vida.

Através de oficinas, vivências, aulas dialógicas, práticas e conceituais, baseadas em metodologias ativas e do protagonismo, os criativos participam de propostas em espaços como estúdios de TV, fotografia e rádio, salas inteligentes, auditórios e quadra esportiva. As atividades contam com a participação de professores da ESPM, que contribuem com conteúdos relevantes, como história da propaganda, neuroplasticidade cerebral, ludicidade, teatro, entre outros.

O final das atividades é marcado por uma ação social envolvendo uma ONG que atua com crianças. No encerramento do curso é organizada uma exposição digital, que revela os registros em vídeo e fotografia coletados e editados por estudantes de diversos cursos. Os participantes recebem um certificado e partem para suas redes de relacionamento, multiplicando suas experiências e ressignificando vidas.