4 potenciais benefícios do jejum intermitente

Os modismos da dieta não são mais novos. Na verdade, quando você digita ‘modismos de dieta’ on-line, você poderá encontrar inúmeros resultados de resultados familiares – paleo, vegano, ceto, dieta mediterrânea e muito mais. À medida que mais e mais pessoas se conscientizam sobre sua saúde e peso, espera-se que muitos outros tipos de dietas sejam apresentados ao público.

Se você já tentou vários tipos de dietas no passado, mas não viu nenhuma melhora em sua saúde, talvez seja hora de experimentar algo novo e fazer jejum intermitente.

O que é Jejum Intermitente?

O jejum intermitente é definido como um sistema de dieta que permite que você coma alimentos durante determinados momentos do dia para controlar sua fome, mantendo níveis ideais de energia e nutrientes. Como o nome sugere, seguir esse tipo de dieta exigirá que você jejue e coma durante determinados períodos do dia ou da semana. Ao contrário de outros tipos de dietas, o jejum intermitente não especifica que tipo de alimentos você deve comer, mas se concentra em quando você deve comer.
Estudos sugerem que o jejum intermitente pode funcionar porque sempre que você jejua e se abstém de comer, seu corpo esgota suas reservas de açúcar e começa a queimar gordura, um processo muitas vezes rotulado como ‘troca metabólica’.

Além de afetar seu metabolismo, o jejum intermitente também pode afetar seu cérebro e corpo. Seu corpo pode começar a quebrar as células imunológicas antigas e começar a gerar novas após 72 horas de jejum. Sites, como lifeapps.io, são ótimos recursos se você quiser saber mais sobre o jejum intermitente e seus benefícios potenciais.
Quais são os benefícios potenciais do jejum intermitente?

Experimentar qualquer nova dieta requer força de vontade, pois você pode ter que fazer ajustes drásticos em seus hábitos alimentares. Ao experimentar o jejum intermitente, você terá que reduzir a frequência de suas refeições em um dia ou semana para ver os resultados.

Se você está procurando motivação para começar e permanecer consistente com seus esforços em fazer jejum intermitente, os benefícios que ele pode fornecer podem ajudar. Depois de saber como sua saúde pode melhorar, você será estimulado a iniciar sua jornada para o jejum intermitente.

Listados abaixo estão quatro benefícios potenciais do jejum intermitente:

1. Pode ajudá-lo a perder peso

Fonte: misspretty.in

Um dos benefícios potenciais mais atraentes do jejum intermitente é que ele pode ajudá-lo a perder peso. O jejum intermitente tem sido usado há anos como uma ferramenta para perda de peso por muitas culturas diferentes em todo o mundo. O jejum tem sido observado por pessoas desde os tempos antigos e tem sido usado para ajudar a aumentar o metabolismo e queimar calorias com mais eficiência.

O conceito científico por trás do jejum intermitente envolve ingerir grandes quantidades de calorias durante um determinado período de tempo, mas comer muito pouco em dias alternados. Quando você come um grande número de calorias em dias alternados, seu corpo começa a usar essas calorias quando você jejua e, eventualmente, as queima em vez de armazená-las como gordura.

2. Pode melhorar a função cerebral

Seu cérebro é o órgão mais importante do corpo porque coordena e controla suas reações e ações, permite que você sinta e pense e permita que você tenha memórias. Em outros termos, as coisas que o tornam humano são por causa do seu cérebro.

Quando você tenta o jejum intermitente, seu cérebro também pode se beneficiar de seus esforços, porque essa dieta pode melhorar a concentração e a acuidade mental. De acordo com estudos, o jejum intermitente pode proteger seu cérebro contra o declínio da memória que vem com a idade. Isso funciona porque o jejum intermitente pode melhorar as conexões do hipocampo do cérebro e protegê-las contra as placas amilóides – as placas amilóides são proteínas anormalmente configuradas no cérebro que são conhecidas por causar a doença de Alzheimer.

3. Pode melhorar a qualidade do sono

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Seus esforços para perder peso ou viver um estilo de vida mais saudável serão inúteis se você não dormir o suficiente todas as noites. Para começar, o sono é um ingrediente importante para sua saúde e bem-estar, pois permite que o corpo se repare, então você estará pronto para assumir mais responsabilidades nos próximos dias.

Pode ser mais fácil para você adormecer e permanecer dormindo quando você segue o jejum intermitente, pois seguir essa dieta dará ao seu corpo mais tempo para digerir os alimentos antes de ir para a cama. Quando você faz sua última refeição por volta das 16h (supondo que você jejua por 16 horas por dia e faça sua primeira refeição às 8h), por exemplo, você terá mais tempo para digerir completamente o que comeu durante o dia. Dormir com o estômago cheio pode resultar em azia ou refluxo ácido, dificultando o sono.

4. Pode Reduzir o Estresse Oxidativo

O estresse oxidativo ocorre quando há um desequilíbrio entre os antioxidantes e os radicais livres em seu corpo. Quando seu corpo funciona adequadamente, os radicais livres podem combater efetivamente os patógenos, mas quando há um desequilíbrio, os patógenos podem causar infecções. Quando há mais radicais livres em seu corpo do que antioxidantes, você também se torna mais propenso a inúmeros problemas de saúde, como diabetes, câncer, pressão alta e doenças cardíacas.

Felizmente, você não precisa se preocupar com o estresse oxidativo quando começa a seguir o jejum intermitente. De acordo com estudos, o jejum intermitente pode aumentar a resistência do corpo ao estresse oxidativo porque essa dieta pode ajudar a controlar seu peso. O estresse oxidativo é causado por muitos fatores, e a obesidade é um deles.

Como o jejum intermitente também limitará seu período de alimentação durante o dia ou a semana, isso também pode resultar em comer menos alimentos que contenham altos níveis de gorduras e açúcar. O consumo excessivo desses alimentos também pode aumentar o risco de estresse oxidativo.

Consulte seu médico primeiro

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Com o número de benefícios que oferece, o jejum intermitente pode se tornar seu ingresso para melhorar sua saúde e bem-estar. Esta dieta pode não apenas ajudá-lo a perder peso, mas também melhorar suas funções corporais.

No entanto, antes de entrar nesse movimento e começar a fazer jejum intermitente, é melhor consultar seu médico primeiro. O jejum intermitente geralmente é saudável, mas fazer mudanças abruptas em seus hábitos alimentares pode resultar em efeitos colaterais e riscos à saúde, especialmente se você tiver outras condições que possam ser afetadas por uma mudança repentina na dieta.