O que é uma dieta cetogênica? Será que é boa?

Uma dieta cetogênica é uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura. É eficaz na perda de peso, além de ter um efeito positivo na saúde. Baseia-se na ingestão de alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos, semelhante ao Atkins e à dieta baixa em carboidratos. No menu do regime cetogênico, a ingestão diária de carboidratos da pessoa é severamente limitada, e é garantido que eles ingerem gordura em vez de carboidratos. Uma redução significativa na ingestão de carboidratos faz com que o corpo entre em um estado metabólico chamado cetose. Quando isso acontece, o corpo começa a queimar gordura como fonte de energia. No fígado, as gorduras são convertidas em cetonas e a energia é produzida para o cérebro usar.

O que é cetose?

Já fornecemos uma explicação simples, mas vamos detalhar melhor. Em circunstâncias normais, isto é, quando você está em sua dieta normal, seu corpo processa os carboidratos e o açúcar que você come e os transforma em energia. No entanto, como esse regime diminui significativamente a ingestão diária, seu corpo usa gordura. Sim, é por isso que aumenta as gorduras boas dos ovos, carne, peixe e assim por diante.

No entanto, se o seu objetivo principal é entrar nesse estado metabólico, você deve ter cuidado com a ingestão de proteínas. Por quê? Bem, seu corpo pode começar a transformar proteínas em glicose se você comer muito delas. Naturalmente, isso é algo que você deseja evitar, portanto, limite a ingestão deles.

Plano de dieta cetogênica de 30 dias

O menu da dieta cetogênica é tão eficaz na perda de peso quanto as dietas direcionadas à baixa ingestão de gordura. Além disso, graças à alta quantidade de gordura e proteína consumida na dieta cetogênica, ocorre uma sensação de saciedade na pessoa. De acordo com thelifeco.com, o programa ceto causa menos fome do que outros regimes e proporciona perda de peso sem rastreamento de calorias. Aqui está um exemplo do cronograma ideal do programa ceto:

  • 07:15 Corrida matinal
  • 08:00 Medição de glicemia e corpos cetônicos
  • 08:15 Ginásio Aquático
  • 09:00 Café da manhã cetogênico e enzimas digestivas (2 vezes)
  • 09:30 Ioga matinal
  • 12:00 Almoço cetogênico e enzimas de digestão (2 vezes)
  • 14:00 Ioga
  • 15:30 Lanches cetogênicos
  • 17:00 Palestras e seminários sobre saúde
  • 18:00 Jantar cetogênico e enzimas digestivas (2 vezes)
  • 20:00 Hora do filme
  • 21:00 Probióticos (2 vezes)

Quais são os benefícios?

Agora que você conhece informações essenciais sobre essa dieta e como ela funciona, também precisa conhecer seus benefícios.

Perda de peso

Obviamente, o principal benefício e a principal razão pela qual as pessoas estão interessadas neste regime é a perda de peso. Numerosos estudos foram realizados e, de acordo com os resultados, uma dieta cetogênica não é apenas muito eficaz quando se trata de perder peso, mas, ao mesmo tempo, pode melhorar significativamente sua saúde e diminuir as chances de possíveis doenças no futuro . Na verdade, também há evidências de que é mais eficaz do que a dieta regular com baixo teor de gordura que a maioria das pessoas opta. Por que este é o caso? Bem, simplificando, quando você come esse tipo de alimento, você não sentirá fome por longos períodos de tempo. Sim, afeta seus hormônios, o que significa que reduz seu apetite.

 

Aumente os níveis de energia

Fonte: health.com

Se você é um atleta profissional ou simplesmente gosta de atividade física regular, esta dieta fornecerá mais energia. Isso é verdade devido ao fato de que seu corpo se transformará em gordura quando precisar de energia extra em vez de carboidratos, o que geralmente acontece. É por isso que seu desempenho atlético é melhor, especialmente quando se trata de atividades que testam sua resistência. Afinal, é por isso que tantos atletas profissionais promovem esse regime, e é por isso que se tornou tão popular.

Promove a saúde do coração

Esse benefício provavelmente é óbvio, considerando que você aumentará a ingestão de alimentos frescos, mas vamos explicar um pouco. Quando você inicia uma dieta cetogênica, você come mais gorduras saudáveis ​​​​encontradas em nozes, óleos, peixes, ovos e carne. De acordo com estudos, seus níveis de colesterol bom aumentarão significativamente devido a isso e, ao mesmo tempo, os níveis de LDL (o ruim) diminuirão. Como você sabe, o LDL é a principal causa de vários problemas cardíacos e, assim, você protegerá sua saúde e evitará que esses problemas ocorram ou pelo menos minimizará as chances de sofrer com eles no futuro.

Reduz a acne

Fonte: nutraingredients-asia.com

Hoje em dia, muitas pessoas sofrem de acne, e eliminá-las muitas vezes parece ser uma tarefa impossível. Sim, várias coisas podem causar isso e, na maioria dos casos, os níveis hormonais irregulares são os culpados. No entanto, vários estudos mostraram que sua nutrição pode desempenhar um papel significativo, especialmente se você comer muito açúcar e carboidratos. Mesmo que eliminá-los não resolva o problema de acne que você enfrenta, pode aliviar bastante os sintomas ao longo do tempo.

Protege a função cerebral

Por fim, outra grande vantagem da dieta cetogênica é o fato de possuir vários recursos neuroprotetores. Alguns estudos mostraram que pode aumentar significativamente a função cerebral e proteger as células nervosas da deterioração natural. Devido a essa propriedade, pode ser de grande ajuda para pessoas com doença de Alzheimer, demência e condições semelhantes, aliviando os sintomas e aumentando a saúde do cérebro.

As receitas da dieta cetogênica

Fonte: openaccessgovernment.org

As receitas do menu da dieta cetogênica são preparadas por um nutricionista e fornecem não mais que 15 gramas de carboidratos por porção e quantidades baixas a moderadas de proteína. Antes de mudar para uma nova dieta, consulte seu terapeuta ou profissional de saúde e leia nosso guia de substâncias cetogênicas.

Empacotando

Em suma, estas são algumas das principais diretrizes que você deve seguir se estiver pensando em mudar sua dieta regular para a cetogênica. Como você pode ver, ele pode fornecer vários benefícios, mas, ao mesmo tempo, pode representar um risco. Por isso, é fundamental que você converse com seu médico antes de adotar novos hábitos alimentares. Embora seja muito popular agora e anunciado por pessoas de todo o mundo, ainda pode provar não ser o regime de saúde certo para você. Este artigo do eatpropergood.com cobre mais aspectos da dieta cetogênica.