10 melhores ervas para combater o estresse e a fadiga

Fonte: independente.com

Quando sofremos de fadiga, insônia, estresse e nervosismo, buscamos alívio e ajuda. A maioria de nós já enfrentou esses problemas pelo menos uma vez na vida, e a primeira coisa que vem à mente é um chá ou alguma outra bebida que nos relaxe. As ervas estão ajudando em casos de tensão mental, medos e nervosismo. Os adaptógenos pertencem a um grupo único de preparações à base de plantas que incluem ervas, raízes e cogumelos capazes de “adaptar” (daí o nome) atividades às necessidades específicas do nosso organismo. Os adaptógenos estão acalmando você e aumentando sua energia simultaneamente. Eles estão permitindo que as células do corpo ganhem mais energia e ajudando o corpo a usar o oxigênio com mais eficiência. Se você estiver interessado em fitoterapia, acesse ecellulitis.com e, no texto abaixo, você encontrará algumas ervas úteis que podem ajudá-lo com o estresse e a fadiga.

1. Valeriana

Fonte: chillchief.com

A valeriana é a primeira planta que pode vir à sua mente se você precisar relaxar, reduzir o estresse ou derrotar a insônia. Hoje, você pode encontrar esta erva em muitos medicamentos modernos, mas também pode comprar um chá ou óleo essencial de raiz de valeriana. Se você decidir ir com óleo, deve usar apenas algumas gotas no máximo três vezes ao dia, e se preferir chá, a dose ideal é de três xícaras ao dia. Esteja ciente de que Valerian não é uma poção mágica, e um copo não o ajudará. Leva tempo para melhorar sua condição, e você deve ser paciente.

2. Capim-limão

O capim-limão é uma ótima erva que cheira e tem gosto muito parecido com limão. Pode acalmá-lo e reduzir o estresse e o nervosismo, mas também ajudá-lo com arritmia. Você pode usá-lo como uma tintura ou chá, e o uso regular o ajudará com sua condição geral. Se você é fã de aromaterapia, esta pode ser uma planta perfeita para você, pois seu cheiro tem um efeito positivo no sistema nervoso.

3. Lavanda

Fonte: almanac.com

Você pode usar a lavanda de várias maneiras e também pode ajudá-lo com muitos problemas. É excelente para a tensão, pode derrotar a insônia, mas também ajuda com cólicas e dores de estômago. Você pode usá-lo como chá ou tintura, mas é insubstituível na aromaterapia. Ele irá ajudá-lo a relaxar todos os seus sentidos e reduzir o nível de estresse e nervosismo. O cheiro de lavanda pode acalmá-lo, e você pode colocar um saquinho com lavanda seca no quarto para melhorar o sono.

4. Ashwagandha

A erva indiana ashwagandha é uma erva com uma grande história de ajudar com muitos problemas. Pode reduzir o estresse, ajudá-lo com a ansiedade e a depressão, mas também aumentar o sistema imunológico e a força geral do corpo, o que o torna perfeito para a fadiga crônica. Além disso, pode acalmar seu sistema nervoso e cardiovascular e normalizar seu sistema hormonal. Ele pode destruir os radicais livres, o que o torna um antioxidante muito poderoso.

5. Ginseng

Fonte: outsidepride.com

O ginseng é famoso como a planta mais digna e valorizada na medicina. É conhecido como uma cura para todas as doenças, pois pode fornecer energia e reduzir o estresse. Também pode aumentar a resistência do corpo a muitos fatores nocivos e ajudar com tumores e processos inflamatórios. Muitos estudos provam que esta é uma erva valiosa para a medicina.

6. Manjericão sagrado (tulsi)

O manjericão sagrado indiano ou tulsi é conhecido como uma planta que relaxa e acalma. Na Ayurveda, é considerado um pilar da fitoterapia holística. Também é chamado de elixir da vida. O chá de tulsi é uma bebida perfeita para quem sofre de insônia ou tem dificuldade em acalmar seus pensamentos antes de ir para a cama. O manjericão sagrado também é um forte antioxidante e possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Ajuda no caso de doenças pulmonares e problemas respiratórios.

7. Mukuna (Mucuna pruriens)

Fonte: wikimedia.org

Mukuna é uma planta nutritiva que tem sido usada há séculos na Ásia para tratar a depressão e melhorar o humor. Ele contém o aminoácido exclusivo L-Dopa, que nosso cérebro converte em dopamina – o hormônio da felicidade e contentamento. Esta planta medicinal acalma o sistema nervoso e melhora a função cerebral. Mukuna também ajuda na perda de peso porque diminui o nível de gordura no corpo e elimina a celulite.

8. Rhodiola (Rhodiola rosea)

Rhodiola ou raiz dourada normaliza com sucesso o nível de cortisol no sangue e tem uma capacidade única de encher as células cerebrais com oxigênio. Esta planta medicinal, originária do Tibete, protege o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres, contribui para a clareza da mente, melhora a concentração e a memória e até é utilizada com sucesso no tratamento da depressão. Este adaptógeno também ajuda no caso de insônia, irritabilidade, dor de cabeça e fadiga.

9. Papoula peruana

Fonte: twitter.com

Este adaptógeno originário do Peru atua principalmente no sistema endócrino, portanto seu uso ativo é para normalizar o sistema hormonal. A papoula é rica em vitaminas do grupo B, cálcio, zinco e ferro. Estimula a saúde física e mental, aumenta a energia, e você pode notar os primeiros resultados após alguns dias.

10. Cogumelos medicinais

Como outros adaptógenos, eles contribuem para a normalização do equilíbrio hormonal e ajudam a combater o estresse, mas cada um deles possui propriedades únicas. Reishi fortalece o sistema imunológico, suporta a função hepática e protege contra a radiação. Ajuda o corpo a se adaptar a vários tipos de estresse. Chaga é rico em vitaminas do complexo B, flavonóides e minerais. É um dos melhores antioxidantes. Cordyceps enche o corpo de oxigênio, melhora a função cerebral e aumenta a resistência, e um dos efeitos mais importantes desse cogumelo é a redução de células cancerígenas. Cordyceps reduz a influência do estresse no corpo, aumenta a possibilidade de sua regeneração e recuperação e restaura sua vitalidade.

Muitas plantas podem nos ajudar com estresse, fadiga e saúde geral, e é muito mais seguro usá-las em vez de pílulas. Os adaptógenos são seguros para uso, mas você deve se informar bem antes de tentar qualquer um deles para ter certeza de que é a melhor solução para você.