Como melhorar sua memória? Descubra agora!

Muitas coisas podem levar você a começar a sofrer algum nível de perda de memória.

Às vezes, é situacional. Se você tiver apenas um TCE único e relativamente leve, sua perda de memória provavelmente melhorará à medida que você se cura. Se você tiver várias lesões cerebrais ao longo da vida, isso pode aumentar as chances de desenvolver demência mais tarde na vida.

À medida que envelhecemos, nossa memória também começa a diminuir naturalmente, mas para algumas pessoas isso acontece mais rápido ou mais significativamente do que para outras.

Existem alguns passos que você pode tomar para melhorar sua memória ou prevenir algumas das perdas naturais que podem ocorrer.

1. Reduza sua ingestão de açúcar

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Consumir muito açúcar em sua dieta está ligado a muitas doenças crônicas e problemas de saúde, incluindo declínio cognitivo. Pesquisas indicam que uma dieta rica em açúcar pode reduzir o volume do cérebro, especialmente na parte do cérebro responsável pelo armazenamento da memória de curto prazo.

2. Exercite seu corpo

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Exercitar o corpo pode melhorar a saúde do cérebro.

Quando você se exercita, aumenta o oxigênio para o cérebro e também reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, o que pode contribuir para a perda de memória. Quando você se exercita, também melhora a eficácia dos produtos químicos do cérebro e reduz os hormônios do estresse.

O exercício pode melhorar a neuroplasticidade do seu cérebro porque aumenta algo chamado fatores de crescimento. O resultado é a estimulação de novas conexões de neurônios.

A atividade aeróbica é especialmente boa para a saúde do cérebro, pois faz com que o sangue flua.

Qualquer coisa que promova a saúde do coração tende a ser bom para o seu cérebro.

3. Exercite seu cérebro

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Você pode exercitar seu cérebro e deve fazê-lo regularmente, além de trabalhar para sua saúde física.

Saia da zona de conforto do seu cérebro para construir mais força cerebral.

Por exemplo, aprenda algo novo. Você quer aprender coisas desconhecidas, seja uma informação ou uma nova habilidade.

Escolha algo que o desafie e exija toda a sua atenção.

Você também quer escolher atividades estimulantes do cérebro que sejam gratificantes, porque isso fará com que seu cérebro queira fazer mais.

4. Mantenha-se conectado socialmente

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Devemos ser sociais, e não devemos estar isolados. Quando você tem relacionamentos fortes e conexões sociais, é bom para o seu cérebro e nos estimula.

Houve um estudo feito pela Harvard School of Public Health, onde pesquisadores descobriram que pessoas com vidas sociais mais vibrantes tinham menos declínio em suas memórias.

Qualquer coisa que o coloque em contato com outras pessoas é bom para o seu cérebro, incluindo voluntariado ou até mesmo FaceTime com amigos e entes queridos com mais frequência.

5. Encontre maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse

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O estresse crônico pode ter um efeito seriamente prejudicial na saúde física, mas também na saúde do nosso cérebro.

Quando seu cérebro está lidando com estresse crônico, ele danifica uma área chamada hipocampo, responsável por formar novas memórias e recuperar memórias existentes. O estresse crônico também pode destruir suas células cerebrais.

Para lidar com o estresse, compartilhe seus sentimentos e emoções em vez de mantê-los dentro de casa o tempo todo.

Equilibre sua vida profissional com seu tempo de lazer e não tente fazer várias tarefas porque isso aumenta o estresse. Concentre-se em lidar com uma tarefa de cada vez.

Dê a si mesmo tempo para pausas ao longo do dia e estabeleça limites para si mesmo se estiver sobrecarregado.

6. Medite

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Se você puder tirar alguns minutos do seu dia todos os dias para meditar, isso pode fazer maravilhas para sua saúde mental e sua memória.

Há um crescente corpo de evidências apontando para o valor da meditação, e pode ajudar com ansiedade, depressão, pressão alta e dor crônica. A meditação também pode ajudar no aprendizado, concentração e foco.

Acredita-se que a meditação realmente mude seu cérebro. Pesquisadores descobriram isso observando imagens cerebrais de pessoas que meditam regularmente. Eles descobriram que os meditadores têm mais atividade no córtex pré-frontal esquerdo. Essa é a área do cérebro associada a sentimentos de felicidade.

A meditação também pode aumentar a espessura de uma parte do cérebro chamada córtex cerebral e promove conexões entre as células cerebrais.

Esses efeitos podem melhorar a memória e a nitidez mental.

Junto com a meditação, trabalhe para praticar a atenção plena.

A atenção plena incentiva o foco no que está acontecendo no presente e a consciência de seus sentimentos e ambientes. A atenção plena é um hábito informal que você pode usar a qualquer momento, enquanto a meditação é uma prática formalizada.

7. Tome um suplemento de óleo de peixe

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Suplementos de óleo de peixe foram mostrados em pesquisas para melhorar a memória, principalmente quando os idosos os tomam. Você deve tomar um suplemento de óleo de peixe regularmente, que contém EPA e DHA.

DHA e EPA ajudam a funcionalidade do cérebro e reduzem a inflamação. A inflamação está associada ao declínio cognitivo. Mesmo que os suplementos de óleo de peixe sejam bons para sua memória, se você teve uma lesão cerebral traumática, você precisa consultar seu médico e também ligar para os advogados, de acordo com Gomez Trial Attorneys.

8. Faça do sono uma prioridade

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Quando você não dorme o suficiente regularmente, isso pode contribuir para o declínio da memória.

O sono é importante para algo chamado consolidação de memória. Com a consolidação da memória, as memórias de curto prazo são transformadas em memórias de longo prazo.

Se você não dormir o suficiente, isso pode interferir nesse processo.

Apontar para sete a nove horas de sono por noite.

9. Reduza a ingestão de álcool

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Quando você bebe muito álcool, e particularmente se você se envolve em padrões de consumo excessivo de álcool, isso pode mudar seu cérebro, levando a déficits de memória.

O álcool tem os chamados efeitos neurotóxicos no cérebro. Beber repetidamente também pode danificar o hipocampo, que é parte do cérebro responsável por grande parte dos processos de memória.

10. Verifique seus níveis de vitamina D

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Finalmente, a vitamina D é um nutriente incrivelmente importante, e níveis baixos estão associados a muitos problemas de saúde, incluindo declínio cognitivo.

Baixos níveis de vitamina D estão associados a um maior risco de demência, mas a deficiência de D também é comum em climas mais frios, entre pessoas com pele mais escura e idosos.

Converse com seu médico sobre como testar seus níveis para saber se deve tomar um suplemento de vitamina D.