Cuidados importantes com a saúde no home office

Cuidados importantes com a saúde no home office

Por conta da pandemia de Covid-19, o mundo do trabalho sofreu uma grande revolução e muitas pessoas adotaram o home office.

Sem conhecimento sobre normas de segurança do trabalho, os escritórios montados em casa podem gerar desconfortos físicos.

Sendo assim, é preciso tomar conhecimento sobre as formas mais eficazes de como transformar o espaço que você tem em casa em um local confortável para trabalhar.

Para te ajudar, separamos algumas dicas importantes que vão te ajudar a cuidar da saúde física e emocional durante o tempo que durar o home office.

7 Dicas para ter saúde no home office

É possível trabalhar de casa sem descuidar da saúde. Confira as dicas a seguir.

1- Espaço exclusivo para trabalho

A mesa e a cadeira de trabalho, as condições de iluminação, o clima da sala e o computador devem atender a requisitos específicos. Tente reproduzir como era a posição dos itens na sua sala de trabalho.

A ideia é ter um local próprio para trabalhar, sem que seja a mesa da cozinha, o sofá ou a cama.

2- Determine horários

Tenha um horário para começar e para terminar. Para manter sua saúde no home office é importante ligar e desligar do trabalho para poder cuidar da sua casa e família.

Coloque limites nos horários de ligações e respostas de e-mail. E deixe esses horários bem definidos com seus superiores, subordinados ou clientes.

3- Desconecte-se da casa

Enquanto estiver cumprindo o horário estabelecido, desconecte-se de tudo em sua volta. Ou seja, deixa a família e amigos sabendo que durante aquele período você estará indisponível.

4- Faça pausas

Ao trabalhar em casa, muitas vezes é difícil cumprir os tempos de pausa e descanso. Em termos de promoção da saúde, as pausas são importantes para evitar lesões por esforço repetitivo, te auxilia a clarear as ideias e deixa o dia de trabalho menos exaustivo.

5- Mantenha o foco

As distrações da casa e da vizinhança podem prejudicar o seu desempenho. Para que isso não ocorra, mantenha o foco. Tenha listas de todas as tarefas e se certifique de que tem todas as ferramentas necessárias para concluir seu trabalho.

6- Cuide da alimentação

Não esqueça de fazer pausas para o almoço e lanches. Se não conseguir parar e cozinhar, pode aproveitar dos apps de delivery. Para que isso não pese no orçamento, procure promoções ou use benefícios como o cupom de desconto Aiqfome que vão te ajudar a economizar.

7- Faça alongamentos antes de começar

Trabalhar o dia todo sentado e digitando por trazer vários problemas de saúde. Antes de começar, faça alongamentos para que o corpo esteja preparado para mais um dia de atividades repetitivas.

Tem aplicativos para smartphones que te ajudarão a alongar em casa, assim como vídeos no Youtube com muitas informações legais sobre saúde e home office.

Não se esqueça que há estudos mundiais que mostram que trabalhar em casa tem efeitos positivos e negativos na saúde física, mental e social. 

É muito importante conhecer e investir na implementação de formas de promoção da saúde para trabalhar em casa.