# Dia de Combate ao Fumo: treinar não combina com fumar, alerta Inca

> O Instituto Nacional de Câncer (Inca) promoveu evento on-line no Dia Nacional de Combate ao Fumo com o tema "Atividade física e saúde: treinar não combina com fumar". Especialistas do Inca alertam que a prática de exercícios físicos não elimina os riscos de adoecimento para fumantes. A atividade física não substitui a cessação do tabagismo como medida preventiva essencial.

*Aptare · Prevencao · 27 de agosto de 2026 · Dra. Cláudia Monteiro*

Inca promove evento on-line no Dia Nacional de Combate ao Fumo com tema 'Atividade física e saúde: treinar não combina com fumar'. Especialista alerta que exercício não reduz risco de adoecimento para quem fuma.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) promoveu, nesta quinta-feira (27), evento on-line em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto. A campanha deste ano traz o tema "Atividade física e saúde: treinar não combina com fumar". O objetivo é mostrar os efeitos opostos da prática de exercícios e do uso de produtos de tabaco e nicotina sobre o organismo.

Segundo o Inca, a atividade física fortalece os sistemas cardiovascular, respiratório e muscular, melhorando o condicionamento e a qualidade de vida. O tabagismo, por outro lado, compromete essas funções, reduz o desempenho físico e aumenta o risco de doenças crônicas. A prática de exercícios também pode ser aliada para o fim do tabagismo, ao ajudar a reduzir a vontade de fumar e os sintomas da abstinência.

A psicóloga e especialista no tratamento do tabagismo do Inca, Vera Borges, reforça o alerta: "Esse tema guarda a necessidade de alertar os fumantes de cigarros e de vapes que fazem atividade física e que acreditam que o exercício reduz o risco de adoecimento. Quaisquer das formas desse produto vai trazer prejuízo à saúde." Segundo ela, todos os ganhos advindos da prática regular de atividade física são perdidos com os danos causados pelo tabagismo.

A campanha também foca em informar sobre os danos da dependência à nicotina entre adolescentes e jovens, além de alertar sobre a experimentação de dispositivos eletrônicos para fumar, os vapes, e outros derivados do tabaco. A especialista observa que esse público é levado a acreditar que os eletrônicos são menos danosos ao condicionamento físico. Atualmente, o uso de sachês de nicotina é promovido nas redes sociais por influenciadores e atletas como um estimulante natural de bem-estar.

"Fumantes têm menor resistência física, fadiga precoce, recuperação mais lenta após os treinos e maior risco de lesões ou complicações cardiovasculares durante atividades intensas." Os benefícios da atividade física ficam comprometidos diante do uso de tabaco e nicotina, com danos à saúde por diversos mecanismos. O Inca busca prevenir o tabagismo, fortalecer comportamentos saudáveis, proteger ambientes livres da nicotina e promover o fim do tabagismo. Como resume Vera Borges: "Treinar e fumar é incompatível, quando a gente pensa no cuidado à saúde."

---

Fonte (canonical): https://revistaaptare.com.br/prevencao/dia-combate-ao-fumo-treinar-nao-combina-fumar-destaca-inca/
