Acupressão – melhores pontos para perda de peso

Vários tratamentos podem ajudar as pessoas a abordar um estilo de vida de perda de peso. Receber uma massagem terapêutica regular, usar pontos de EFT e uma consulta recorrente com um quiroprático são elementos de autocuidado que podem levar a resultados positivos.

Algumas pessoas tentam dietas que também são benéficas, bem como as pílulas de perda de peso que você pode ver mais aqui. Mas vamos verificar algo diferente agora.

Outra opção de tratamento a considerar se você deseja perder peso é aplicar acupressão em pontos específicos do corpo. Esta antiga prática chinesa é bastante semelhante à acupuntura, mas vem com uma diferença primária. Você não precisa ter agulhas presas em seu corpo para obter resultados!

Quando um terapeuta profissional pressiona partes específicas do corpo, pode fornecer vários resultados positivos. As pessoas podem começar a dormir melhor, ter menos dores nas articulações e sentir menos dores de cabeça.

História da acupressão

fonte: taiji.net

Alegadamente, cerca de 5.000 anos atrás, um general chinês, sofrendo de uma dor aguda na parte inferior das costas até a coxa, durante uma batalha, foi atingido por uma flecha no tendão de Aquiles e a dor desapareceu. A acupressão nasce e a magia é descoberta: você pode reduzir o estresse, melhorar o humor e até aliviar a dor de cabeça – tudo massageando certos pontos.

A acupressão, como a acupuntura, tem sua origem na medicina tradicional chinesa. A técnica é semelhante, mas sem agulhas. Baseia-se nos mesmos princípios filosóficos: para funcionar, nosso corpo precisa de energia, chamada “qi”; e o menor distúrbio (bloqueio, estagnação…) indica doença.

Presente em todo o corpo, a energia “qi” circula por linhas invisíveis, meridianos. Essa grade forma uma espécie de outra pele, o “corpo de energia”. Os pontos de acupressão estão associados a um ou mais órgãos vitais em cada meridiano. Ao estimulá-los com massagem, aquecimento ou agulhas, você pode recuperar seu equilíbrio interior e aliviar seus problemas.

Riscos

Os riscos de acupressão são mínimos, desde que todas as precauções sejam seguidas. Existem certos pontos que não devem ser pressionados durante a gravidez, ou que abrem feridas, varizes, tumores, pele inflamada ou infectada, áreas de cirurgia recente ou áreas onde há suspeita de fratura óssea.

Alguns pontos de pressão podem ser autoaplicados se você precisar sentir algum alívio antes de chegar à sua próxima consulta. Se você conseguir entrar em um estado de relaxamento calmo, esses são os melhores lugares para acupressão que podem estimular a perda de peso.

Acupressão no ouvido

fonte: pullingdownthemoon.com

O ponto de pressão para sua orelha está na frente, bem perto da extremidade mais alta de sua mandíbula. Se você mover a boca para cima e para baixo, poderá encontrar esse ponto rapidamente. O local onde ocorre a maior parte do movimento é onde você deseja colocar os dedos. Pressione firmemente por alguns minutos todos os dias para gerar benefícios de supressão do apetite.

Você também pode sentir alívio da tensão muscular no pescoço e nos ombros ao colocar pressão neste local diariamente.

Acupressão no cotovelo interno

fonte:timesofindia.indiatimes.com

Você pode encontrar essa posição de pressão abaixo da dobra do cotovelo interno. É cerca de uma polegada abaixo de onde as linhas em sua pele se formam nesta articulação. Massageie suavemente este ponto por cerca de três minutos por dia.

Este ponto de acupressão cria benefícios para o trato gastrointestinal. Quando seu corpo pode processar os alimentos que você fornece com eficiência, você pode progredir mais em direção aos seus objetivos de perda de peso.

Acupressão no tornozelo

fonte:spineuniverse.com

O ponto de pressão para o tornozelo está ligeiramente acima da articulação. Coloque o dedo indicador na articulação e, em seguida, coloque a mão estendida com os outros dedos próximos a ela. O local onde o dedo mindinho está é onde a acupressão deve ocorrer. Em seguida, coloque o polegar no local por cerca de cinco minutos, pressionando intensamente por cerca de dez segundos de cada vez, para aumentar a circulação na área.

Acupressão na panturrilha

Você pode encontrar esse ponto de pressão na parte externa do músculo da panturrilha. É mais ou menos a largura da sua mão abaixo do joelho. Você vai querer manter a acupressão estável neste local com firmeza, o que normalmente significa que seu polegar é necessário para obter o resultado desejado. Continue nesse local até que seu músculo comece a doer ou uma leve dormência comece a se desenvolver.

Acupressão na sobrancelha

Encontrar este ponto para colocar pressão é bastante complicado. Você precisa sentir ao longo da cavidade orbital em seu crânio ao longo da sobrancelha até sentir um pequeno entalhe. Comece a pressionar firmemente onde o nariz se encontra com a testa. Em seguida, passe o dedo indicador pela testa até sentir um ponto um pouco mais macio do que os outros.

Depois de encontrar o entalhe, coloque uma pressão firme nesse local exato por cerca de um minuto. Este ponto de acupressão pode limpar suas cavidades nasais enquanto estimula o corpo a liberar toxinas. Ajuda com dores de cabeça, dificuldades para dormir e gatilhos semelhantes que podem promover hábitos alimentares pouco saudáveis.

Acupressão no pulso

fonte: mnn.com

Se você tiver uma dor de estômago, esse ponto de pressão pode ajudá-lo a encontrar algum alívio. Sua localização é cerca de dois dedos abaixo da palma da mão, no centro do pulso. Em seguida, pressione com firmeza usando o indicador e o polegar para criar momentos de alívio.

Outra opção é um ponto de pressão localizado entre o polegar e o dedo indicador. Está bem na borda de sua teia de pele. Você saberá que o colocou corretamente porque o polegar pode sentir o osso metatarso do dedo enquanto ainda impacta os tecidos moles.

Acupressão no lábio superior

fonte: rikyu.co.uk

Este ponto de pressão está na área que fica entre o nariz e o lábio. Quando você olha para esta área (é o lugar onde os caras crescem o bigode), você notará dois sulcos paralelos que se estendem do nariz até o lábio superior. Você deseja colocar acupressão no centro deste local usando um movimento circular por cerca de três minutos diários.

A melhor maneira de começar a perder peso é cuidar de suas necessidades físicas. Se você se sentir desconfortável de alguma forma, a primeira habilidade de enfrentamento para muitos tende a envolver comida. O uso da acupressão pode ajudá-lo a reduzir a dor e melhorar a digestão, para que você possa se concentrar em seus objetivos de saúde e bem-estar.